Doenças causadas por insetos: quais podem afetar pets?
Se para nós humanos, os insetos já são um verdadeiro incômodo, com os animais de estimação não seria diferente. O problema é que eles não apenas incomodam, como também ameaçam o bem-estar de quem vive na casa, isso inclui os pets. As pragas são vetores de doenças graves que podem até levá-los ao óbito. Leia o artigo e descubra as doenças causadas por insetos em pets!
Conheça 4 doenças causadas por insetos em animais de estimação
Tanto cães quanto gatos são animais curiosos por natureza. Por isso, seja explorando o quintal, em um passeio na rua, ou até mesmo em casa, a atração por insetos é inevitável. Embora pareça um momento inofensivo, seu pet pode ficar exposto a problemas de saúde. Abaixo, confira algumas doenças causadas por insetos que afetam animais de estimação!
1- Tifo Canino
Também conhecida como erliquiose, é uma doença transmitida pela picada de pulga ou carrapatos contaminados. É causada por hemoparasitas, sendo a espécie Ehrlichia canis a principal responsável pela doença em cães. Após a picada, o parasita se instala no organismo do animal.
Dependendo da fase da doença, o animal pode não apresentar sintomas, mas em seu estágio agudo, pode causar sintomas como:
- febre;
- fraqueza;
- manchas vermelhas.
Mesmo com o tratamento, o Tifo Canino pode se tornar crônico, comprometendo o sistema imunológico do animal. Por isso, o ideal é visitar o veterinário regularmente.
2- Dirofilariose
Entre as doenças causadas por insetos que podem acometer animais de estimação, essa é uma das mais graves. O causador da doença, Dirofilaria immitis, é conhecido como verme do coração. Ele se instala no lado direito do órgão e pode levar à insuficiência cardíaca.
A doença é transmitida pela picada do mosquito infectado, que pode ser um pernilongo comum ou o Aedes aegypti. Há tratamento, mas é longo e complexo, podendo causar efeitos colaterais. Entre os sintomas da doença, estão:
- falta de ar;
- tosse;
- desmaios;
- sons anormais no coração e pulmão.
3- Dermatobiose
Essa doença ocorre quando moscas vetores depositam ovos nos animais saudáveis. É mais comum em cães, já que os gatos possuem o costume de se limparem com frequência. Em até 7 dias, os ovos explodem e as larvas penetram a pele do animal. Durante esse processo, se alimentam do tecido do pet até se tornarem pupa. Após a transformação, deixam a pele, abrindo uma ferida que inflama.
A Dermatobiose tem como sintoma principal nódulos na pele do animal, onde as larvas se instalam, com um furo central. Mas também causa outras situações desconfortáveis para o pet, como:
- lesões na pele com odor forte;
- coceira ou lambedura na área afetada;
- dor;
- tecido necrosado;
- perda de peso.
4- Leishmoniose Canina
Apesar de não ser muito falada, está entre as doenças causadas por insetos mais comuns do Brasil. Seu transmissor é a fêmea do mosquito-palha, que ao picar o animal o infecta com o protozoário Leishmania. No início, a infecção não apresenta sinais, mas pode evoluir para casos graves, atingindo diferentes órgãos, o que difere os sintomas. Entre os mais comuns estão:
- lesões na pele, principalmente no rosto e orelhas;
- emagrecimento;
- perda de apetite;
- crescimento intenso das unhas.
Proteja seu pet com a dedetização!
O sonho de todo dono de animal de estimação é vê-lo saudável e feliz. Apesar das doenças serem perigosas, você pode proteger seu pet com a dedetização. Aqui na Inset OFF, sua saúde e a do seu animal são prioridades! Somos uma dedetizadora que utiliza produtos eco-friendly, sem cheiro e antialérgicos. Assim, ajudamos com o combate de pragas, sem causar dor de cabeça para você e sua família.
Combatemos as seguintes pragas:
- rato;
- baratas;
- lacraia;
- aranha;
- formigas;
- percevejo;
- pulga e carrapato;
- pernilongo e mosquito;
- cupins.
Contamos com profissionais qualificados, que passam por treinamentos constantes para oferecer sempre o melhor serviço. Entre em contato e faça um orçamento!