Pragas que combatemos

O controle de pragas é a solução para uma vida mais leve e segura!
As baratas passam por estágios de ovos e ninfas antes de se tornarem adultos. Os ovos produzidos por baratas fêmeas são colocados em caixas resistentes aos ovos, conhecidas como oothecas. As oothecas de espécies de baratas contêm uma variedade de números de ninfas que depende das espécies. O tempo que leva para os ovos eclodirem em ninfas também varia entre as espécies e depende das condições ambientais.

Ninfa
Os ovos de barata eclodem por causa da pressão combinada dos filhotes dentro. Ao sair da caixa do ovo, ou ootheca, essa forma imatura de barata é conhecida como ninfa. As ninfas são de cor branca brilhante inicialmente. Eles aumentam através da entrada de ar e endurecem e escurecem em poucas horas. As ninfas das baratas são de cor marrom-acinzentada e escurecem a cada muda progressiva. O desenvolvimento ninfal para adultos varia de meses a mais de um ano. As ninfas de baratas são semelhantes às de adultos. As ninfas de baratas sofrem uma série de muda. Eles emergem como adultos cheios de sua muda final.

Adulto
Uma vez que o estágio da ninfa esteja completo, a barata adulta entra em cena. Os adultos de muitas espécies podem ser distinguidos das ninfas pelo tamanho maior e pela presença de asas. No entanto, algumas espécies de baratas, como a barata sibilante de Madagascar, não têm asas, mesmo quando adultos.

Por que realizar o controle de pragas?
As baratas são insetos que se reproduzem rápido, principalmente em tempos quentes e úmidos, e são resistentes aos inseticidas vendidos em supermercados. Além disso, as baratas criam ninhos em locais escondidos e pode ser uma batalha para você controlá-las. Um técnico especializado pode realizar o controle de pragas para lidar com as baratas de maneira eficiente, pois conhece a biologia do inseto, seus hábitos, elementos de atratividade e métodos mais eficazes de acordo com o ambiente que foi infestado.

As espécies adultas de formigas têm uma variedade de formas e tamanhos, mas cada uma será uma das três castas de colônias diferentes; rainhas, trabalhadores ou homens. Rainhas são fêmeas férteis que depositam todos os ovos em uma colônia. Os trabalhadores são fêmeas sem asas que recolhem alimentos, alimentam larvas, mantêm o ninho, defendem a colônia e não se reproduzem. As formigas machos são aladas e seu único trabalho é acasalar-se com as rainhas durante o processo de enxame.

Por que realizar a dedetização?
Saiba que as formigas são mais perigosas para a saúde do que as baratas. São vetores de doenças graves, como lepra e tuberculose. As formigas podem passar despercebidas pois são pequenas, mas basta passar em cima do alimento para qual a contaminação ocorra. Mesmo sendo consideradas inofensivas, o caminho das formigas passa por locais desagradáveis como caixas de gordura, tubulações, ralos, esgotos, depósitos de lixo, carcaças de animais, enfim, lugares muito sujos e infestados de microorganismos nocivos à nossa saúde.

Há mais de 2.800 espécies de cupins catalogadas no mundo. Já no Brasil existem em torno de 350 cupins. O cupim equilibra o ecossistema, pois forma pequenos canais na terra, permitindo a drenagem e aeração dos solos. Isso ajuda na estruturação e fecundidade da superfície. O cupim ajuda também no processo natural de reciclagem. O problema acontece quando o cupim invade ambientes internos de residências e empresas, causando prejuízos e afetando a saúde das pessoas. Os insetos não transmitem doenças diretamente, mas podem aumentar transtornos alérgicos e respiratórios em pessoas sensíveis.

Por que realizar a dedetização?
Os cupins são pragas urbanas silenciosas que mesmo depois de instaladas são difíceis de serem detectadas. Pode haver uma ou mais colônias próximas de sua residência ou negócio, que se alimentam do seu madeiramento, ou colônias inteiras dentro de mobílias e outras peças de madeira, dependendo da espécie. No começo da primavera, machos e fêmeas alados deixam a colônia em uma revoada, o voo nupcial, prontos para encontrar um par e iniciar uma nova infestação. A colônia pode levar anos para se desenvolver e pode conter de centenas a milhares de indivíduos, de acordo com a espécie.

Roedores tendem a ser criadores rápidos. Algumas espécies se reproduzem o ano todo, e as populações são mantidas através de reprodução constante. As fêmeas produzem feromônios que atraem a atenção dos machos. Depois de detectar os hormônios da fêmea, o rato macho emite uma chamada de acasalamento ultrassônico. Um rato fêmea produz entre cinco e oito filhotes após o acasalamento. Embora as fêmeas protejam seus filhotes, algumas também consomem seus filhotes se expostas a alto estresse, como a fome.

Os ratos jovens são cegos, surdos e sem pelos nos três primeiros dias após o nascimento. Para camundongos com coloração adulta escura, a pigmentação da pele começa no terceiro dia. Dentro de cinco a sete dias, o pelo começa a crescer e os ouvidos se tornam receptivos. Os olhos se abrem entre os dias 10 e 14, quando os ratos jovens se tornam móveis e começam a se alimentar de alimentos sólidos.

Em 21 a 28 dias, os bebês desmamam do leite da mãe. Eles atingem a maturidade entre os dias 28 e 35 e são capazes de se reproduzir. Algumas amostras são capazes de procriar às seis semanas. Os ratos tendem a viver por aproximadamente um ano.

Por que realizar a dedetização?
Os ratos são mamíferos que transmitem sérias doenças ao homem e passam longe da imagem dos filmes

Os ratos são transmissores de doenças como Hantavirose e Leptospirose. Uma mordida de rato pode causar infecções sérias, sendo necessário tomar vacina ou soro antirrábico.

Quem sofre mais com estes pequenos insetos são os animais de estimação, principalmente cachorros e gatos. Mas, as pulgas podem picar e se alimentar também de humanos e aves. Elas causam nos animais desde coceiras até doenças sérias. Se a infestação for alta, pode até matar. Por esse motivo é importante realizar o controle de pulgas. Um dos sinais é a coceira excessiva. Nas estações de primavera e verão a atenção deve ser dobrada, porque os insetos se proliferam rapidamente e possuem condições ideais para o seu desenvolvimento. Algumas doenças transmitidas são: tifo e peste bubônica. As pulgas não possuem asas, mas têm um grande poder para saltar (por volta de 30 cm de altura) e são hematófagas, ou seja, se alimentam de sangue.

Por que realizar a dedetização?
É um desafio controlar as pulgas. Além da fêmea depositar os ovos em frestas e buracos na casa, os produtos disponíveis no mercado podem não funcionar. Para completar, o combate pode ser influenciado por diversos outros fatores como nível de infestação e local em que ela se encontra, sem contar possíveis animais de estimação. O animal deve ser tratado junto com o ambiente, já que as pulgas se espalham pela casa, principalmente através de ovos e larvas. O processo pode demorar meses e, por isso, é importante contar com uma empresa especializada para ajudar.

O desenvolvimento dos carrapatos acontece em 4 estágios: ovo, larva, ninfa e adulto.

Nos ovos a fêmea abandona o hospedeiro e deposita seus ovos em algum local no solo, preferencialmente em lugares altos e isolados. Essa fêmea é capaz de colocar até milhares de ovos que em no máximo 2 semanas estarão prontos para originarem as larvas.

Depois de eclodir, as larvas começam logo a procurar por alimento. Retornam ao seu ninho após alguns dias, já alimentadas e preparadas para ganhar mais um par de patas e transformar-se em uma ninfa. Ainda como larvas, os carrapatos já são extremamente resistentes e podem suportar até 60 dias sem alimentar-se.

Já no estado de ninfa os carrapatos procuram novamente por alimento e uma vez que o encontram estão prontos para ir para o solo e evoluir para a fase adulta. Ao retornar a seu ambiente para evoluir os carrapatos podem tornar-se adultos machos ou fêmeas.

Quando adultos, os carrapatos procuram mais uma vez por sangue e quando cheias as fêmeas se desprendem deste hospedeiro para colocar seus ovos no ambiente. Os carrapatos adultos são capazes de sobreviver até 220 dias sem se alimentar. Os ambientes preferidos desses animais para a oviposição são paredes e muros.

Por que realizar a dedetização?
Carrapatos são ectoparasitas hematófagos que se instalam em cães, gatos e até seres humanos, para se aproveitar de seus nutrientes, através do sangue. Registros históricos da arqueologia supõe que estes animais tenham cerca de 90 milhões de anos. Existem 800 espécies de carrapatos no mundo.

O animal é perigoso para a saúde humana, já que é vetor de uma série de doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos, entre outros microrganismos. Não é indicado deixar os carrapatos se multiplicarem e tomarem conta do ambiente por muito tempo.

Os animais de estimação pegam os carrapatos através de contato com grama e matas em seus passeios na rua e através do convívio com outros animais contaminados com os parasitas. Alguns carrapatos passam longos tempos em seu hospedeiros. Já outros, apenas se alojam em suas vítimas para alimentação e permanecem no ambiente – que pode ser a sua casa!

As traças possuem 4 fases de desenvolvimento: larva, pupa com casulo, pupa sem casulo e adulto. A traça pode se proliferar durante todo o ano. Porém, seu ciclo é acelerado nos períodos mais quentes, de primavera e verão.

Após a reprodução, a fêmea coloca seus ovos em um local protegido como frestas e buracos dentro do ambiente. A traça pode colocar de 50 a 150 ovos.

Os ovos podem ser depositados também em locais de nutrição das traças, pois as larvas vão se alimentar desse material. A fêmea morre alguns dias depois pois utilizou muita energia e não possui aparelho para se alimentar. O período da fase larval é variado – de meses a anos.

Na fase de larva é que os insetos destroem objetos e materiais no seu ambiente. Ela come tudo que encontra até se transformar para sua última etapa de vida: traça adulta.

Por que realizar a dedetização?
As traças possuem 4 fases de desenvolvimento: larva, pupa com casulo, pupa sem casulo e adulto. A traça pode se proliferar durante todo o ano. Porém, seu ciclo é acelerado nos períodos mais quentes, de primavera e verão.

Após a reprodução, a fêmea coloca seus ovos em um local protegido como frestas e buracos dentro do ambiente. A traça pode colocar de 50 a 150 ovos.

Os ovos podem ser depositados também em locais de nutrição das traças, pois as larvas vão se alimentar desse material. A fêmea morre alguns dias depois pois utilizou muita energia e não possui aparelho para se alimentar. O período da fase larval é variado – de meses a anos.

Na fase de larva é que os insetos destroem objetos e materiais no seu ambiente. Ela come tudo que encontra até se transformar para sua última etapa de vida: traça adulta.

De forma básica, o ciclo de vida das aranhas funciona a partir do seu acasalamento entre um macho e uma fêmea. A aranha fêmea armazena seus ovos numa bolsa de fios de seda chamada ovissaco. Geralmente são colocados mais de 1000 ovos por postura e no geral as mães cuidam dos filhotes até sua eclosão. O tempo de vida desses bichos e alguns outros fatores de seu nascimento e sobrevivência variam de uma espécie para outra.

Por que realizar a dedetização?
Aranhas são majoritariamente peçonhentas, e injetam veneno em suas presas por meio do seu par de glândulas, encontrado em suas peças bucais. A gravidade do envenenamento varia de acordo com fatores como o local da picada, a sensibilidade individual e principalmente a espécie. Mas, ainda assim é indicado procurar assistência médica em qualquer caso de picada de aranhas.

O ciclo de vida do percevejo dura até 5 semanas e se divide nas fases ovo, ninfa e adulto. Após a oviposição, eles eclodem em até 21 dias. Na fase de ninfa, passa por 5 estágios e cada um deles necessita de uma alimentação de sangue para o percevejo continuar o seu ciclo e crescimento.

A fêmea do percevejo de cama pode depositar cerca de 500 ovos durante sua vida, que é em média de 1 ano. O tempo para atingir a fase adulta varia e pode chegar até 40 dias.

Por que realizar a dedetização?
Os percevejos de cama são insetos difíceis de controlar. Por esse motivo, é importante a intervenção de uma controladora de pragas e vetores, para realizar todos os procedimento específicos para evitar a migração dos insetos para outro local. Inseticidas domésticos não são eficazes contra eles e podem até causar intoxicação.

O ciclo de desenvolvimento das moscas passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados.

Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento. Após 1 dia, as larvas saem dos ovos.

Os ovos são depositados sempre próximos dos nutrientes, como material orgânica em decomposição, por exemplo, para alimentar as larvas. Depois os insetos passam pela fase de pupa e em poucos dias estão prontos para se tornarem adultos, vivendo cerca de 2 semanas.

Por que realizar a dedetização?
As moscas são insetos alados perigosos para a saúde. Quem gosta de conviver com insetos voadores incômodos como as moscas? Elas passeiam não apenas em áreas residenciais e comerciais, mas também em locais sujos como lixeiras, bueiros, matéria orgânica em decomposição e em qualquer detrito. Com isso, carregam em seus corpos agentes patógenos que provocam doenças gastrointestinais.

Os mosquitos possuem 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O desenvolvimento é de aproximadamente 12 dias.

O ciclo se inicia após o depósito dos ovos pela fêmea em condições especiais: com água parada e sombra. Os ovos ficam bem perto da água, na parede dos recipientes. Os ovos possuem por volta de 0,4mm e cor branca.

Após a eclosão dos ovos, é iniciada a fase larval dos mosquitos, também conhecida como fase aquática. A larva se alimenta de matéria orgânica. Após 5 dias, a larva entra na pupação.

A pupação marca a metamorfose que originará o mosquito adulto. Esse período dura em torno de 3 dias. A pupa permanece na água.

A fase adulto é a mais conhecida. O mosquito está pronto para voar e iniciar o seu ciclo de vida novamente, proliferando a sua população.

Por que realizar a dedetização?
Mosquitos e pernilongos são transmissores de doenças sérias
Os mosquitos podem parecer insetos alados inofensivos. Afinal, muitas vezes você nem percebe a picada deles. Porém, eles são os maiores transmissores de doenças do mundo. De pouso em pouso eles fazem vítimas, até em uma mesma família. Além disso, não te deixam dormir à noite.

Não é seguro deixá-los soltos por aí! Algumas doenças transmitidas por mosquitos são: dengue, zika, chikungunya, malária e febre amarela. Através de vírus, bactérias, fungos eles podem derrubar um homem e até levá-lo à morte. É importante o controle de mosquitos para equilíbrio do ecossistema.

Saiba que nem todos os mosquitos são transmissores de doenças, só aqueles que se encontram contaminados com os agentes patógenos. Mas é melhor não arriscar! Uma simples picada pode virar um pesadelo!

Os preços mais confiáveis
do Rio de Janeiro

O que nossos clientes dizem sobre nós

Imagem depoimento

Muito bom! Contrato sempre! Empresa séria, com profissionais capacitados e muito prestativos.

Maria Victoria Barroso
Imagem depoimento

Super recomendo, prestam um serviço com profissionalismo e eficácia.

José Diego
Imagem depoimento

Pontualidade e preço justo. Gostaria de agradecer ao técnico Silas Sousa, muito simpático, educado e didático, explicando o serviço enquanto o realizava. Enfim, recomendo muito a empresa.

Ana Claudia Souza
Imagem depoimento

Profissionais excelentes, serviços e atendimentos de qualidade.

Francoa Taffarel
Imagem depoimento

Acertei na escolha da Inset Off para resolver o problemas de cupins no meu armário. Atenção desde o primeiro atendimento ao pós. Funcionários pontuais, executaram o serviço com muito cuidado e qualidade. Fiquei muito satisfeita e com certeza indicarei.

Barbara Luciano
Imagem depoimento

Excelente serviço! A pontualidade me impressionou assim como a qualidade do serviço. Os cupins foram totalmente exterminados do meu sótão! Parabéns aos profissionais!

Alexandre Pereira
Imagem depoimento

Ótimos profissionais. Adorei o atendimento, são muito atenciosos.

Amanda Costa